WORKSPACE ECOSYSTEM
Categoria: Corporativo | Cliente: N/A | Endereço: N/A | Área do projeto: N/A | Ano do projeto: 2018
Equipe: MARCOZERO Estudio, Piratininga Arquitetos Associados | Fotos: N/A
Estamos em um mundo em movimento e as coisas mudam muito rápido. Cultura, economia, negócios, política, comportamento, valores e relações humanas estão se transformando em uma velocidade exponencial. Nada está garantido e as mudanças não são mais lineares.
Nossa aproximação desse projeto considera que, hoje, um grau de incerteza (ou abertura) deve fazer parte do pensamento sobre o futuro. Levar em consideração esse movimento nos levou a propor um ecossistema.
Esse ecossistema é composto por uma série de componentes que geram ambientes que interagem entre si. Essas interações podem ocorrer em função de uma demanda atual e conhecida, mas também pretende abarcar usos que não temos ainda como prever. Dessa forma, nossa compreensão desse projeto nos levou a criar um repertório. É um passo além da flexibilidade como a conhecemos hoje (wireless, hot desk, multiuse, etc). É estar preparado para a incerteza. Incerteza na cultura, economia, negócios, política, comportamento, valores relações humanas. Essa é a forma de construir o espaço de trabalho atemporal.
WORKSPACE | Os espaços de trabalho vão além das estações de trabalho, são ambientes pensados para tornar a experiência do usuário mais completa, aproximando e conectando atividades diretamente ligadas a essa função, como as salas de conversação, ligação, reuniões rápidas e demais itens programáticos que proporcionam total integração e posterior execução das suas atividades, sejam elas coletivas ou individuais.
ARENA | A arena contempla áreas do programa que requerem versatilidade, são espaços capazes de se adequar a diferentes necessidades dos usuários ao longo do dia, como o espaço multifuncional e o “envisioning center”, possibilitando o encontro de um maior número de pessoas e a exposição de novas ideias.
LET’S TALK | Formalmente conhecida como as salas de reunião, o espaço “let’s talk” possibilita a organização espacial dessa atividade, proporcionando a flexibilidade das salas através de painéis móveis que diminuem, ou aumentam a dimensão das salas para compreender desde reuniões internas, com um número reduzido de pessoas, até grandes reuniões formais.
WELCOME | O primeiro contato com a empresa, o “welcome” deixa de ser somente uma recepção comum para se tornar o primeiro espaço de encontro do projeto, buscando proporcionar ao usuário uma boa recepção e ir além, criando a possibilidade de se realizar reuniões rápidas, tomar um café e mostrar rapidamente a identidade da empresa.
CREATIVE AREA | Incorporando espaços como o interactive center, design suítes e demais áreas de criação, esse espaço busca integrar a arquitetura e tecnologia, trazendo para o projeto arquitetônico os programas desenvolvidos pela empresa ou aqueles de sua área de interesse, integrando o usuário e a máquina no dia-a-dia do escritório e aumentando o potencial criativo e de desenvolvimento de seus funcionários.
WAGON | Utilizado para a organização de diversas tarefas distintas, o vagão possibilita a otimização dos espaços fechados e melhor distribuição das funções no escritório, contemplando itens como os “offices, copy/print, conferences, phone booths, labs, etc”.
JUST CHILLING | Principais áreas de descompressão do projeto, esse espaço contempla áreas como o break room, breakout with registration, lounge, etc, em que o usuário pode tomar um café, conversar com os colegas de trabalho e até mesmo discutir soluções de trabalho ao realizar pequenas reuniões em um ambiente descontraído.
UPS & DOWS | Buscando conectar os diversos andares da empresa, esse espaço surge como um local de integração entre os diversos usuários, facilitando a comunicação dos funcionários de diversos setores e incentivando a troca de ideias e experiências.