PUBLICAÇÕES
Reunimos aqui todas as publicações nacionais e internacionais de projetos de nossa autoria.
ARCHDAILY BRASIL
Nosso projeto do apartamento Pedroso Alvarenga foi publicado no site do Archdaily Brasil no mês de outubro de 2022.
Com 110m², propusemos a demolição de todas as alvenarias dos ambientes sociais ou de uso comum, integrando-os em um único espaço, fluido e aconchegante. Onde antes existiam, Sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço e banheiro de funcionários, hoje encontramos um único ambiente e o que antes era o dormitório de funcionários, agora se transformou em área de serviço. Todos estes ambientes com o mesmo tratamento de piso, um porcelanato cinza, 90x90cm, dando unidade ao espaço. O que difere um espaço do outro, além do programa, é a materialidade aplicada nos armários e bancadas.
A cozinha, com uma marcenaria inteira em mdf, BP, preto fosco e com tampo em granito São Gabriel, forma uma faixa que vai de parede a parede deste ambiente agora todo integrado. Separando a cozinha da sala de estar, o bar, todo branco com detalhes em marcenaria e uma grande mesa de jantar para 10 pessoas. Formando um grande “L”, uma marcenaria de borda com acabamento em lâmina de freijó, abraça a sala de estar, servindo, além de armazenador e organizador, mas também como um grande banco devido sua altura e posicionamento. O acesso principal do apartamento se dá por um túnel todo revestido por um painel laminado, verde, criando uma transição lúdica entre hall do elevador e o apartamento. Neste um nicho, todo verde, para guardar chaves, contas e guarda chuvas, e também uma porta “invisível” que dá acesso ao lavabo. Tratamos o lavabo quase que como um banheiro de bar na Augusta, rustico, todo em massa de cimento raspada, revestido com uma tela metálica dupla. O tampo em concreto esculpido, revestido com cerâmica, preta.
Pelo fato de ser um casal jovem, transformamos os 03 dormitórios existentes em uma suíte máster com closet, este em formato de ilha, configurando um volume monolítico, branco, com detalhes em madeira nos puxadores. E um segundo dormitório para visitas com possibilidade de uso como escritório. Do outro lado do corredor, um segundo banheiro. Com exceção dos banheiros, toda esta área com piso em taco taurí, trazendo calor para estes ambientes.
Clique no botão abaixo para mais informações…
REVISTA CASA E JARDIM
Nosso projeto do apartamento Domingos Lopes foi publicado no site da revista Casa e Jardim no mês de fevereiro de 2022.
Um jovem casal, com uma filha pequena, comprou um apartamento na Vila Suzana, em São Paulo, com cerca de 180 m², para poderem receber amigos e familiares de maneira mais confortável, além de curtir a própria casa de forma plena.
O apartamento foi entregue no contrapiso e ainda sem revestimentos. Para isso, o escritório MARCOZERO Estudio (@marcozero_estudio) foi escalado para comandar a reforma do imóvel, propondo que os caixilhos existentes fossem demolidos para ampliar o espaço da sala e da varanda.
Todos os desenhos foram personalizados no projeto de arquitetura, onde a parte civil, a marcenaria e a serralheria foram pensados especialmente para o imóvel. Os moradores desejavam que a cozinha fosse aberta e houvesse uma grande integração entre os ambientes. Além disso, solicitaram um home office para poderem separar o momento de trabalho e de descanso.
A definição do layout foi muito importante para o projeto por se tratar de uma sala ampla. O diálogo entre a cozinha e a área gourmet foi feito através da marcenaria colorida. O branco na sala foi escolhido para proporcionar mais claridade e sensação de amplitude no ambiente. O piso de madeira permitiu uma dualidade e ainda traz aconchego para o cômodo.
Já na cozinha, o desenho personalizado da marcenaria atende completamente as necessidades e os desejos dos moradores. A iluminação funcional e a possibilidade de guardar equipamentos específicos de forma embutida garante ainda uma metragem extra para o espaço.
No home office, uma caixilharia metálica com vidros texturizados dão um ar de privacidade para o ambiente, mas revelando o que acontece dentro e fora. A luz natural, que permeia o espaço, cria um efeito lanterna para quem está na sala durante a noite.
O lavabo recebeu uma atenção especial. Nos projetos do escritório, o ambiente é tratado como um elemento único e sensorial, e até mesmo surpresa para os visitantes. No projeto, piso, paredes e forro foram revestidos com ladrilho hidráulico mostarda para criar unidade.
Clique no botão abaixo para mais informações…
REVISTA CASA E JARDIM
Nosso projeto do apartamento Louvre foi publicado na capa da revista Casa e Jardim no mês de abril de 2020.
O amor pelo centro da cidade de São Paulo aproximou os publicitários Pedro Eustachio e Clara Corrales, que se tornaram um casal. Hoje eles vivem na região, no apê de 110 m² no Edifício Louvre, projetado em 1958 pelo construtor João Artacho Jurado, no bairro República. O prédio é revestido de pastilhas azuis e rosa, cores que compõem parte dos móveis e acabamentos nos interiores. “É uma homenagem”, diz o arquiteto Davi Eustachio, irmão do morador e um dos sócios do Marcozero Estúdio, responsável pela reforma e decoração. No sexto andar, o imóvel agora tem a planta o mais livre possível, com as salas de estar e de jantar, além da cozinha, integradas.
“Há certo barulho, mas vale a pena por causa das copas das árvores que avistamos da varanda”, explica Pedro, paulistano de 33 anos. O verde, essencial para eles, está ainda na floreira do edifício, com espadas-de-são-jorge e uma horta, e nos vasos dispostos na varanda, com espécies como a árvore-da-felicidade, também de 33 anos, presenteada pela mãe do morador. “São nossos filhos”, brinca Clara, baiana de 35 anos, que se lembra de outro rebento, o vira-lata PF.
A natureza é um dos elementos com significado especial, que dão identidade ao lar. Outros são, por exemplo, os mapas de Tel Aviv e Teerã, cidades visitadas por Pedro em viagens inesquecíveis, enquadrados em uma parede da sala. Ao lado, há uma obra de Takashi Fukushima, lembrança da casa onde cresceu Clara, que desde setembro do ano passado mora ali. “Aos poucos contribuo com a decoração”, diz ela. Outro xodó da dupla são as maquetes de prédios históricos, do Louvre inclusive, expostas na varanda.
“Descascamos algumas paredes e estruturas, tornando os tijolos e o concreto aparentes”, explica Davi. O curioso é que, durante esse processo “arqueológico”, eles encontraram um pilar com inscrições relativas ao prédio, feitas pelos trabalhadores que o ergueram. “Resolvemos, então, mantê-las”, conta o arquiteto. É a sábia valorização de uma história.
Clique no botão abaixo para mais informações…
revista CASA, INTERIORES & PAISAGISMO
Nosso projeto do apartamento Louvre foi publicado na revista Casa, Interiores & Paisagismo no mês de outubro de 2020.
Clique no botão abaixo para mais informações…
PALADAR ESTADÃO
Nosso projeto do Bar Moela foi publicado no Paladar Estadão no mês de Fevereiro de 2020.
Clique no botão abaixo para mais informações…
REVISTA SUMMA+
Nosso projeto do apartamento Celso Ramos foi publicado na revista Summa+ no mês de setembro de 2019.
En los últimos años, la tendencia predominante en los nuevos edificios residenciales de la ciudad de San Pablo es destinar cada vez menos superficie a las unidades de vivienda.
Considerando las condiciones habitacionales de los grandes centros urbanos, la racionalización del uso de los espacios es la solución para que en la ocupación de las ciudades el foco esté puesto en lo colectivo.
La planta original de este departamento era de cuarenta y cinco metros cuadrados. La unidad estaba compuesta por una cocina seguida por un área de servicio vinculada con una pequeña sala de estar, un balcón y dos dormitorios mal dimensionados. Considerando que el propietario viviría solo y con la premisa principal de ampliar los espacios, concluimos que la unidad debía estar abierta y conectada.
La primera decisión fue la de unir las dos habitaciones transformándolas en un gran dormitorio. Los paneles corredizos que separan la habitación del living se esconden detrás de un armario cuando esta está abierta, generando la percepción de un único espacio. Un mueble realizado en madera con ruedas, diseñado específicamente para este departamento, funciona tanto como un rack para el living como para la habitación cuando los paneles están cerrados. Con el fin de extender la sala, se retiró la carpintería del balcón, ganando así la superficie del mismo y se colocaron paneles de vidrio móviles en el límite. La decisión en la ocina fue la de expandirla al máximo y dejarla abierta. El suelo monolítico de cemento alisado refuerza la sensación de un gran ambiente único que dialoga con la materialidad de la viga de hormigón a la vista.
Clique no botão abaixo para mais informações…
revista CASA, INTERIORES & PAISAGISMO
Nosso projeto do apartamento Carvalho de Freitas foi publicado na revista Casa, Interiores & Paisagismo no mês de agosto de 2019.
Clique no botão abaixo para mais informações…
ARCHDAILY BRASIL
Confiram todos os nossos projetos publicados no portal Archdaily.
Clique no botão abaixo para mais informações…
GALERIA DA ARQUITETURA
Confiram todos os nossos projetos publicados no portal Galeria da Arquitetura.
Clique no botão abaixo para mais informações…
ARCHDAILY MEXICO
En Brasil, el mercado inmobiliario y la demanda de vivienda disminuye cada vez más la superficie de los departamentos. En este sentido, el diseño en planta pretende abordar una solución funcional y confortable para sus habitantes, desafiando a los arquitectos a pensar formas de convertir esta situación en algo favorable. Seleccionamos diez proyectos brasileños que lidian con esta pequeña escala y sirven como referencia en el momento de enfrentar esta tarea.
Clique no botão abaixo para mais informações…
ARCHDAILY INTERNACIONAL
Due to the rising demand for housing, apartments around the world are becoming smaller and smaller. In addition, these plans for housing units do not always provide functional and comfortable living arrangements for its residents, challenging architects to think of ways to turn this situation into something desirable. Below, we've selected ten Brazilian projects that find creative solutions for small-scale housing.
Clique no botão abaixo para mais informações…
ARCHDAILY BRASIL
No Brasil, o mercado imobiliário e a demanda habitacional diminui cada vez mais a área dos apartamentos. Além disso, nem sempre a planta traz uma solução funcional e confortável para seus moradores, desafiando os arquitetos a pensarem formas de converter essa situação em algo favorável. Aqui, selecionamos dez projetos brasileiros que lidam bem com a pequena escala e servem como referência no momento de enfrentar esta tarefa.
Clique no botão abaixo para mais informações…
revista MINHA CASA
Nosso projeto do apartamento Celso Ramos foi publicado na revista Minha Casa no mês de junho de 2018.
Clique no botão abaixo para mais informações…
revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO
Nosso projeto do apartamento Joaquim Guarani foi publicado na revista Arquitetura & Construção no mês de junho de 2017.
Clique no botão abaixo para mais informações…
CONCURSOS DE PROJETO
Nosso projeto premiado como Menção Honrosa no Concurso nacional de habitação coletiva em Samabaia/DF foi publicado no site do concursos de projeto no mês de setembro de 2016.
Clique no botão abaixo para mais informações…
CONCURSOS DE PROJETO
Nosso projeto premiado como Menção Honrosa no Concurso nacional de habitação coletiva em Sobradinho/DF foi publicado no site do concursos de projeto no mês de agosto de 2016.
Clique no botão abaixo para mais informações…
ARCOWEB
Nosso projeto premiado como Menção Honrosa no Concurso de habitação coletiva em Sobradinho/DF foi publicado no site do Arcoweb no mês de setembro de 2016.
Clique no botão abaixo para mais informações…