TRIFOLIUM FLOWER SHOP

Categoria: Comercial | Cliente: Trifolium Flower Shop | Endereço: São Paulo, Brasil | Área do projeto: 40m² | Ano do projeto: 2017 | Equipe: Davi Eustachio, Pedro Coltro e Thiago Vita

Fotos: Pedro Napolitano Prata

Às rés-do-chão de um edifício de 3 andares do ano de 1950, localiza-se a loja Trifolium Flower Shop, uma floricultura nos moldes contemporâneos que se abre diretamente para a rua, buscando a extensão da própria calçada de maneira convidativa e de proximidade.

O salão possui apenas 35m², mas devido a remoção do forro existente, elevando o pé direito para 4 metros, a sensação espacial é confortável. A luminária em eletrocalhas e tubulares LED, desenhada especialmente para o projeto, balizam a altura de um forro convencional, dando proporção ao espaço. Foi decidido destacar o único pilar aparente do salão, revelando sua materialidade original.

Todo o mobiliário foi desenhado de forma a dar identidade a loja sem tirar o protagonismo dos arranjos e sim evidenciando suas cores e composições. Frames metálicos com pintura eletrostática branca com prateleiras ou fechamentos em pinos compõem todas as peças internas. As estantes principais são modulares. 2,25 metros de comprimento divididos em 5 módulos. Suas prateleiras variam de 45cm até a extensão máxima, assim compondo níveis maiores ou menores que podem ser reposicionados, dependendo do tipo de arranjo feito.

A loja é setorizada por basicamente dois ambientes. A parte de exposição e a parte de preparo. Um painel em estrutura metálica com placas de policarbonato separa os dois espaços, mantendo uma integração visual onde se vê, de maneira difusa, silhuetas trabalhando nos arranjos e preparos.

A fachada também foi reformada. Seu acabamento foi trocado por molduras metálicas com pintura eletrostática preta onde se entrelaçam uma trama de arame na mesma cor. As antigas floreiras, doadas para a loja vizinha, foram substituídas por vasos metálicos no mesmo acabamento das molduras e fixadas na base da moldura. Nestes, foram plantadas trepadeiras que, com a ajuda da trama de arame, escalam a parede do pequeno edifício, uma fachada viva. A vegetação que prospera só falha onde foi fixado o disco em chapa de aço e com o nome da loja cortado com rigor a plasma. Ao anoitecer o disco se ascende revelando em luz o nome Trifolium Flower Shop.