APARTAMENTO PEDROSO ALVARENGA

Categoria: Reforma de apartamento | Cliente: N/A | Endereço: São Paulo, Brasil | Área do projeto: 110m² | Ano do projeto: 2018 | Equipe: Davi Eustachio, Pedro Coltro e Thiago Vita

Fotos: N/A

Conforme os anos passam, os costumes e o jeito de morar se transformam. Anteriormente as plantas dos apartamentos residenciais eram muito compartimentadas, com diversos ambientes separados por alvenarias, quarto para funcionários, inúmeros banheiros, entre outras características marcantes. Porém, cada vez mais, as novas gerações buscam espaços mais amplos, conectados, com poucos obstáculos e com muita vida, e foi dessa forma que conceitualizamos este projeto de reforma junto ao jovem casal, proprietários deste apartamento situado no bairro do Itaim.

Com 110m², propusemos a demolição de todas as alvenarias dos ambientes sociais ou de uso comum, integrando-os em um único espaço, fluido e aconchegante. Onde antes existiam, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço e banheiro de funcionários, hoje encontramos um único ambiente e o que antes era o dormitório de funcionários, agora se transformou em área de serviço. Todos estes ambientes com o mesmo tratamento de piso, um porcelanato cinza, 90x90cm, dando unidade ao espaço. O que difere um espaço do outro, além do programa, é a materialidade aplicada nos armários e bancadas. A cozinha, com uma marcenaria inteira em mdf, BP, preto fosco e com tampo em granito São Gabriel, forma uma faixa que vai de parede a parede deste ambiente agora todo integrado. Entre a cozinha e a sala de estar, o bar, todo branco com detalhes em marcenaria e uma grande mesa de jantar para 10 pessoas. Formando um grande “L”, uma marcenaria de borda com acabamento em lâmina de freijó, abraça a sala de estar, servindo, além de armazenador e organizador, mas também como um grande banco devido sua altura e posicionamento.

O acesso principal do apartamento se dá por um túnel todo revestido por um painel laminado, verde, criando uma transição lúdica entre hall do elevador e o apartamento. Neste um nicho, todo verde, para guardar chaves, contas e guarda chuvas, e também uma porta “invisível” que dá acesso ao lavabo. Tratamos o lavabo como um elemento surpresa, rustico, todo em massa de cimento raspada, revestido com uma tela metálica dupla. O tampo em concreto esculpido, revestido com cerâmica, preta.

Pelo fato de ser um casal jovem, transformamos os 03 dormitórios existentes em uma suíte máster com closet, este em formato de ilha, configurando um volume monolítico, branco, com detalhes em madeira nos puxadores. E um segundo dormitório para visitas com possibilidade de uso como escritório. Do outro lado do corredor, um segundo banheiro. Com exceção dos banheiros, toda esta área com piso em taco de madeira tauari, trazendo calor para estes ambientes.